sponsor

sponsor

TV FOLHA DO MANGUE - APERTE O PLAY

PORTO DO MANGUE

POLÍTICA

MENSAGEM DO DIA

Games

Sports

Fashion

» » » Porto do Mangue sedia o 1º Seminário de Turismo do Vale do Açú.



PORTO DO MANGUE – A cidade sediou durante os dias 25 e 26 de outubro, o 1 Seminário de Turismo do Vale do Açú. Evento coordenado pelo ativista social, Flávio Felipe, que atualmente é titular da pasta da Agricultura e Pesca da Prefeitura de Porto do Mangue.
O vento é uma inciativa do Fórum do Caminho das Águas Doces, Turismo e Cultura do Vale do Açú-RN, durante os dias de evento, mesas redondas, painéis e debates fizeram da programação, um momento de reflexão sobre o futuro da região.
O evento contou com a presença de diversas representações de órgãos ligados ao turismo.
A partir de 2020, após as mudanças nas regras para a inclusão das regiões turísticas no Mapa do Turismo Brasileiro, os Pólos de Turismo como os conhecemos hoje deixarão de existir, sendo substituídos pelas Instâncias de Governança Regional do Turismo (IGRT).
Para trazer luz sobre as novas regras, o Fórum Caminho das Águas Doces, Turismo e Cultura do Vale do Açu promoveu neste final de semana, em Porto do Mangue, o Iº Seminário de Turismo do Vale do Açu – SETURVALE, com o tema Circuito das Águas Doces, Serras e Praias.
Reunindo participantes de diversos municípios que compõem o Pólo Costa Branca, o evento contou com palestrantes do SENAC, de universidades, além da apresentação de relatos de experiências municipais bem sucedidas, que mostraram as potencialidades da região.
Quanto à sua formatação, a Instância tem que escolher um modelo (se será consórcio, fórum, associação), o número de participantes, e ter CNPJ (entidade jurídica). As IGRT também têm que ter um gestor, responsável por toda articulação, e uma secretária-executiva, para cuidar do funcionamento, ambos escolhidos pelo colegiado.
Ponto bastante lembrado durante o seminário foi a importância da criação do Conselho Municipal de Turismo e que ele seja ativo. Os municípios também terão que ter Secretaria ou Coordenação de Turismo, só assim podendo acessar os recursos destinados ao setor.
Para integrar o Mapa do Turismo Brasileiro, os municípios que compõem uma região turística devem ter traços característicos similares ou complementares, e identidade histórica, cultural, econômica e geográfica em comum, além de serem limítrofes ou próximos uns aos outros.
O Fórum Caminho das Águas Doces, Turismo e Cultura do Vale do Açu conta atualmente com 10 municípios: Porto do Mangue, Carnaubais, Assú, Macau, Pendências, Alto do Rodrigues, Afonso Bezerra, Ipanguaçu, Itajá e São Rafael, formando um mapa que obedece a diversos critérios para a criação de uma IGR na região.

Neide, Jornalista.

«
Next
Postagem mais recente
»
Previous
Postagem mais antiga

Nenhum comentário:

Leave a Reply