Neste final de semana, Porto do Mangue reuniu lideranças associativas e cooperativistas, sindicalistas, vereadores, juventude, gestores, empresários, professores e empreendedores em seminário que discutiu desenvolvimento em suas diversas modalidades.
Tendo como objetivo desenvolver metodologias que colaborem com o fortalecimento da articulação institucional, empoderamento das comunidades rurais e pesqueiras e estabeleçam os caminhos para o crescimento econômico do município, com o intuito de alcançar a sustentabilidade, o evento contou com a participação da UFERSA, UERN, UFRN e a Oeste Vivo.
No primeiro dia, José Francismar Medeiros, Doutor em Irrigação e Fitotecnia, da UFERSA, apresentou o painel Mitigação dos impactos ambientais do setor salineiro. O segundo painel, Sustentabilidade da pesca artesanal na costa do semi-árido potiguar, foi apresentado pelo Doutor professor Ivanilson Maia, chefe do Departamento de Ciências Animais da UFERSA e por Francisco Hélio dos Santos, presidente da Colônia Z 17.
Dando continuidade à apresentação de painéis, tivemos o Professor Doutor do Departamento de Economia, pesquisador e Pró-Reitor de Extensão, Emanoel Márcio Nunes com o tema Arranjos produtivos em dinâmicas de desenvolvimento rural de Porto do Mangue (RN). Fechando o dia, o painel Turismo, organização social e desenvolvimento local: perspectivas e desafios para o município de Porto do Mangue/RN, apresentado por Raimunda Maria Marques de Azevedo, professora do Departamento de Turismo/Facem/ UERN; bacharel em Turismo; Mestre em Desenvolvimento Territorial e Políticas Públicas, e Francisco Flávio Felipe de Souza, secretário de Turismo e Meio Ambiente, secretário interino de Agricultura e Pesca e Agente de Desenvolvimento/Sala do Empreendedor.
No segundo dia, o painel Potencialidade para o desenvolvimento da maricultura em Porto do Mangue/RN foi apresentado por Graco Aurélio Câmara de Melo Viana, professor do Dep. de Oceanografia e Limnologia da UFRN, Doutor em Biologia/ Zoologia pela Universidade de Barcelona-Espanha, atual diretor do Centro de Biociências e Virgina Cavalari Dra em aquicultura. Coordenadora do curso de engenharia de aquicultura da UFRN . Já o painel Construção dos arranjos institucionais para o desenvolvimento local foi apresentado por Antônio Leonilde de Oliveira, químico, Mestre em Ensino e pedagogo em formação, professor da Educação Básica na rede estadual.
Após dois dias de debates foi feito os seguintes encaminhamentos: o agricultor Messias, do P.A Planalto do Mel-Tocantins, se candidatou para fazer experimento na cultura do cajueiro, utilizando a água mãe e malacaxeta para a adubação de solo; realização de um curso de cooperativismo para agricultores e pescadores; realização de reunião como prefeito e os pró-reitores de Extensão das universidades participantes.
O evento foi uma realização da Prefeitura Municipal, através das secretarias de Turismo e Meio Ambiente e a de Agricultura e Pesca, além da Sala do Empreendedor e contou com o apoio institucional da EMATER, UERN, UFERSA E UFRN.
Fonte: Secretaria Municipal de Agricultura.
Nenhum comentário: